Hidratação

Dicas e Recomendações para uma Correta Hidratação:

NUNCA, nunca mesmo, jamais espere a sede chegar para iniciar sua hidratação!

Faça uma pré-hidratação de 500 a 700 ml de água 2 horas antes de iniciar o exercício físico.

Em exercícios de longa duração procure iniciar logo aos 20 ou 30 minutos de atividade sua hidratação e reposição energética (carboidrato) de forma adequada. Mantenha esta estratégia a cada 20 ou 30 minutos. Assim, você se manterá hidratado com um bom nível de glicose no sangue, preservando o glicogênio muscular e evitando uma fadiga precoce.

A partir de 1h 30min de atividade, procure ingerir bebidas isotônicas para reposição de eletrólitos e sais minerais, prevenindo assim a diminuição de sódio (hiponatremia).

Redobre, melhor, triplique os cuidados em dias quentes e/ou úmidos.

Procure usar roupas que cubram a menor área corporal possível. Opte por tecidos que não retenham o suor (Coolmax, Supplex, Thermo-Dry, Aerodry, etc), facilitando a evaporação e conseqüentemente a perda de calor.

Utilize os treinamentos para se acostumar a ingerir a quantidade de líquido adequada às suas necessidades. Com certeza, seu rendimento físico será melhor.

Após a atividade física é recomendada uma reposição rica em carboidratos e uma hidratação correta ao verificar qual foi sua perda hídrica durante o exercício. Para se certificar que você teve uma ingestão hídrica suficiente, pese-se antes e depois, sem as roupas molhadas. Dê preferência a bebidas isotônicas, pois contém sódio, o que ajudará na recuperação e facilitará a retenção dos fluidos ingeridos.

Lembre-se que no seu dia-a-dia é muito importante ingerir pelo menos 2 litros de água/dia.

By: Team Calendário / SportsLab

 

 

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *